A importância da contabilidade para a gestão de empresas familiares

A empresa familiar é um dos tipos de negócio mais populares no Brasil, de acordo com a Agência Sebrae de Notícias, 52% das micro e pequenas empresas têm sócios ou colaboradores que são parentes. Entretanto, para que esse tipo de organização alcance sucesso e consiga sobreviver no mercado a longo prazo, é necessário aplicar estratégias específicas de gestão de empresas familiares.

Para isso, os gestores devem conhecer os desafios e entraves ao desenvolvimento dessas empresas, bem como ter o apoio de uma contabilidade gerencial que o ajude a solucionar seus problemas.

Quais são os desafios da gestão de empresas familiares?

As contrariedades específicas das empresas familiares estão ligadas ao fato de que elas são compostas por membros familiares, o que faz com que eles não tenham a mesma conduta, interesse ou profissionalização de talentos contratados pelos gestores. Veja quais são os desafios a seguir:

  1. Condutas inadequadas
  2. Brigas pessoais entre membros
  3. Falta de regras
  4. Resistência à inovação
  5. Falta de profissionalização

 

Por que é essencial contar com o apoio contábil especializado?

Há diferentes tipos de informações contábeis que precisam ser trabalhados na organização, sendo as gerenciais excepcionalmente importantes para as empresas familiares.

A contabilidade gerencial vai além da entrega de relatórios no final de cada mês e envolve estratégias para reduzir custos, aumentar a performance corporativa e melhorar a tomada de decisões. Veja a seguir como suas atribuições poderão ajudar seu negócio:

  1. Auxílio no planejamento
  2. Elaboração de relatórios
  3. Avaliação da situação da empresa

 

Os serviços contábeis não se limitam mais à contabilização de tributos, atualmente nosso time realiza atividades estratégicas cruciais para exercer uma boa gestão de empresas familiares, garantindo seu desenvolvimento saudável.